segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dama da sanfona: Cantora Paraibana Lucy Alves encanta milhares de fãs pela sua beleza, carisma e estilo musical


Aos 29 anos anos, Lucy Alves conquistou o público 


Após participar de um programa em nível nacional da Rede Globo, o ‘The Voice Brasil’, está entre os três finalistas, a cantora Paraibana Lucy Alves, ex-integrante do Grupo Clã Brasil, passou a seguir carreira solo e a se destacar em programas locais e nacionais.

Lucy Alves ficou conhecida em todo o país por suas apresentações com a sanfona. Dona de uma beleza exuberante, voz suave e aos 29 anos, a dama da sanfona conquistou o público e é uma das atrações mais requisitadas em eventos do gênero por todo o país. Após todo o sucesso, a artista já participou do Programa Encontro, com Fátima Bernardes (Rede Globo) e Programas culturais locais, a exemplo do Programa Cantos & Contos (TV Correio) e Programa Sala de Reboco (Tv Tambaú). 

Com agenda cheia, a musicista foi uma das principais atrações do Bloco Muriçocas do Miramar no carnaval de João Pessoa este ano.

Após sua participação no programa, a artista gravou um Cd em 2013 após receber o convite da multinacional Universal Music. No foto de capa do CD, ela aparece com a inseparável sanfona e traz um vasto repertório, a exemplo de Festa do interior (Moraes Moreira e Abel Silva, 1981), Qui nem jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950), arranjo de Tropicana (Morena Tropicana) (Alceu Valença e Vicente Barreto, 1982) e a regravação de Amor a perder de vista - bom xote romântico composto por Lucy com seu pai José Hilton Alves, o Badu, e lançado pelo Clã Brasil em 2006 - sinaliza que repertório mais autoral, se mixado com regravações inventivas, pode reforçar a identidade da cantora na vasta nação nordestina.

“Eu acredito que tudo tem a sua hora certa para acontecer e agora eu sou uma Lucy mais madura e bastante preparada para mostrar minha música com garra e dignidade, então tudo aconteceu na hora certa e eu estou muito feliz de já contar com esta bagagem, por isso só tenho a melhorar, com a certeza de que tudo foi uma grande conquista”, afirmou.

Lucy Alves tem nas veias uma mistura de tradição, cultura popular e muita harmonia, acrescentado de uma família (pai, mãe e irmãs) unida, festeira e ainda muito consciente da música nordestina de raiz. Esta é a base musical da família, da cidade de Itaporanga – PB. A cantora tem como produtor musical e cultural, seu pai José Hilton.

Sobre a cultura nordestina, a artista revelou: “Sou uma grande defensora do forró, desta música nordestina que tão bem nos representa e faz parte da minha história de vida”, comentou a cantora que tem como objetivo de vida valorizar, resgatar e manter viva na mente dos nordestinos essa bagagem cultural.

Vida e obra

Lucy começou sua vida artística aos quatro anos de idade, tocando violino no Conservatório Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi também na UFPB que ela fez graduação em música, após participações em orquestras pelo Estado. A artista gravou e tocou com grandes nomes da musica brasileira, a exemplo de Dominguinhos, Sivuca, Pinto do Acordeon, Marines, Quinteto Violado, Oswaldinho do Acordeon, Alceu Valença, Chico Cesar, entre outros. Desde 2002, ela estava entre as integrantes do Clã Brasil, onde atuou como vocalista e multi-instrumentista, tocando além do acordeon, bandolim, escaleta, fole de oito baixos, violino, contra-baixo, guitarra baiana, cavaquinho, violão e piano. Em 2013, após o reconhecimento nacional por parte do público, a paraibana se lançou em carreira solo e tem conseguido conquistar novos admiradores por onde passa.


Com informações do Jornal A União
Lucas Duarte